49ª Reunião terá conferência de abertura com Viviane Mosé

A conferência de abertura da programação da 49ª Reunião Anual da Abeno, com o tema o tema Ousar para Transformar na Abordagem Docente, será ministrada pela celebrada psicanalista e filósofa Viviane Mosé, mestre e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Entre outras obras, Viviane é autora do livro A Escola e os Desafios Contemporâneos.

A programação completa da 49ª Reunião, que acontece de 30 de julho a 1º de agosto, em João Pessoa (PB), está disponível no site da Abeno: www.abeno.org.br.

 

     
       

O ensino odontológico
no Brasil e no mundo

Com o tema central Ousar para Transformar no Ensino Odontológico, a programação está dividida em três subtemas, contemplando a abordagem docente para a geração de estudantes em torno dos meios digitais, o uso de tecnologias da informação e comunicação e a gestão e avaliação do ensino odontológico. Serão apresentadas experiências exitosas no conceito proposto pelo tema central no Brasil e internacionalmente, com apresentações de Alex Bustos Leal, da Universidad de Concepción e presidente da Asociación Chilena de Enseñanza de la Odontología (Acheo); Damien Wansley, da University of Birmighan e presidente da Association for Dental Education in Europe (ADEE); e Daniel Rey de Carvalho, da Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). 

O presidente da Organização Europeia de Pesquisa em Cariologia (Orca), Andreas Schulte, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, ministra o minicurso Cariologia - Desafios e Perspectivas, aberto aos participantes da 49ª Reunião.

Toda a programação da 49ª Reunião Anual da Abeno vai acontecer no Centro de Convenções do Hotel Tropical Tambaú, espaço para 1.500 pessoas com um auditório master, dois salões e 10 salas de apoio.

 

INFORME

Ofedo-Udual anuncia novo local para Assembleia:
Bogotá, Colômbia

Devido à situação de tensão civil em que se encontra a Venezuela, a 18ª Assembleia da Organização de Faculdades, Escolas e Departamentos de Odontologia em conjunto com a União de Universidades da América Latina (Ofedo-Udual), programada inicialmente para acontecer em Caracas, capital venezuelana, foi transferida para a Universidad del Bosque, em Bogotá, Colômbia.

A reunião será realizada dos dias 26 a 29 de março. A Abeno participa da assembleia, representada pela presidente da entidade, Maria Celeste Morita, que ministra palestra sobre integração entre ensino e serviços de odontologia no Brasil.

A Ofedo-Udual é uma organização internacional de faculdades, escolas, departamentos e institutos de Odontologia organizadas sob os auspícios da União de Universidades da América Latina com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento e o progresso das instituições associadas e incentivar a compreensão e interação mútua entre elas, respeitando a autonomia universitária e coordenando o intercâmbio e o relacionamento entre as instituições parceiras e agências com autoridade similar.

Conaes e Inep convocam para
acreditação no sistema ARCU-SUL

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) convida os cursos de graduação em Medicina e Odontologia para participarem do processo de acreditação pelo sistema ARCU-SUL.

Serão selecionados até cinco cursos de Odontologia e 17 cursos de Medicina brasileiros. As condições gerais para participação estão dispostas no Manual de Procedimentos do Sistema ARCU-SUL, disponível no site

As diretrizes nacionais complementares para as candidaturas dos cursos são ter caráter universitário (desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão), ter pelo menos dez anos de funcionamento e participar dos processos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com Conceito de Curso (CC) ou Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual ou maior a 4, no último ciclo avaliativo.

Para se candidatar ao Sistema ARCU-SUL, a instituição interessada, por meio de seu dirigente máximo, deverá manifestar o interesse assinando o Termo de Compromisso de Participação Voluntária no Processo de Acreditação pelo Sistema ARCU-SUL, anexo ao Edital Nº 3. O termo deve ser escaneado e enviado ao e-mail conaes.mercosul@mec.gov.br, com cópia para arcusul@inep.gov.br, no período de 28 de fevereiro a 19 de março de 2014. Os cursos que já participaram da chamada pública divulgada pelos editais nº 10 de 26/11/2013 e nº 11 de 31/12/2013 estarão automaticamente inscritos, sem necessidade de envio de novo termo.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.www.abeno.org.br