Inep responde à Abeno sobre questões do Enade 2013

Em resposta a ofício enviado no dia 18 de fevereiro pela Abeno, solicitando a revisão e a possível anulação de itens aplicados na prova de odontologia do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enviou documento à entidade relatando que sua Comissão Assessora de Área de Odontologia esteve reunida no dia 20 de fevereiro com o objetivo de avaliar o relatório da correção amostral da área e aprovar o padrão de resposta dos itens discursivos e o gabarito preliminar dos itens de múltipla escolha. Na ocasião foram apresentados aos membros da comissão os questionamentos enviados pela Abeno.

As considerações da comissão podem ser lidas na íntegra do ofício enviado pelo Inep, publicado no site da Abeno, em que o órgão enfatiza "a importância da participação da Abeno nos processos de avaliação dos cursos de odontologia".

Revista da Abeno publica edições temáticas sobre
Teleodontologia, Pró-Saúde e PET-Saúde

Estão disponíveis para acesso e leitura as edições temáticas da Revista da Abeno sobre os projetos Pró-Saúde e PET-Saúde e de Teleodontologia. A íntegra dos periódicos pode ser acessada no site revabeno.emnuvens.com.br.

A edição número 1 de 2014 e a edição número 2 de 2013 trazem uma série de artigos sobre as temáticas, evidenciando sua relevância para o alcance de uma formação mais atrelada e coerente com as demandas da população brasileira. “A Abeno sempre teve bem clara a magnitude e o importante papel dessas políticas indutoras para aproximar ensino-serviço de saúde porque possibilitam trabalhos conjuntos em torno de objetivos comuns”, declara Maria Celeste Morita.

 
   
    Hélion Leão Lino Júnior, da ABOL

ABOL orienta sobre conteúdos da disciplina de Odontologia Legal

Com base nas discussões promovidas na reunião paralela de docentes de Odontologia Legal na 47ª Reunião Anual da Abeno, realizada em 2012, em Campinas (SP), e em reflexões resultantes de outros eventos dedicados ao estudo do conteúdo mínimo da disciplina, da nomenclatura a ser adotada e ao seu período de inserção da grade curricular, a Associação Brasileira de Ética e Odontologia Legal (ABOL) orienta que os conteúdos disciplinares sejam divididos em, pelo menos, dois períodos, com cargas horárias mínimas de 60h cada.

Em ofício dirigido à Abeno, a ABOL reforça que “entende e respeita a prerrogativa de cada instituição e seu corpo docente de planejarem e executarem as disciplinas, na busca da formação de um cirurgião-dentista com base no estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais”. A íntegra do ofício pode ser acessada no site da Abeno.

Clique aqui para ler mais sobre o assunto no site da Abeno.

 

DIRETORIA EM AÇÃO

Abeno discute formação profissional da saúde em
audiência pública na Assembleia Legislativa de SP

Audiência pública realizada no dia 18 de março, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), reuniu representantes de 12 conselhos de áreas da saúde, do poder público, da sociedade civil e de entidades convidadas, como a Abeno, para discutir a formação profissional no setor.

A presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, falou à plenária sobre o perfil de profissional que a odontologia precisa formar e do trabalho da entidade para garantir que essa formação esteja alinhada às necessidades da população. Clique aqui para ler mais.


HOMENAGENS

Presidente da Abeno recebe Medalha do CFO

A presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, foi uma das personalidades da odontologia nacional homenageadas na solenidade de comemoração dos 50 anos de criação dos conselhos de odontologia, realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) no dia 9 de abril, no Clube Naval de Brasília (DF), sendo agraciada com a Medalha Comemorativa do Jubileu de Ouro da Autarquia. A medalha foi entregue a profissionais que fazem parte da história da odontologia brasileira e trabalham para o bem-estar da população.

Léo Kriger é ovacionado em lançamento
de rede de saúde bucal do Paraná

   

    Kriger (ao centro) com Maria Celeste Morita e autoridades locais

O prof. Léo Kriger, coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná e membro da Abeno, foi aplaudido de pé em evento de lançamento da Rede de Atenção à Saúde Bucal do Paraná, maior programa da área na história do estado. A iniciativa tem o objetivo de garantir à população dos 399 municípios paranaenses mais qualidade, eficiência e eficácia dos serviços públicos odontológicos. O lançamento foi feito no dia 3 de abril pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, em Londrina (PR), em evento com mais de 800 pessoas, entre representantes dos municípios, dirigentes de entidades ligadas à odontologia e representantes de instituições de ensino superior. As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Maringá (UEM), Londrina (UEL) e do Oeste do Paraná (Unioeste) compõem a rede.
 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.www.abeno.org.br