Abeno lança Projeto Odontologia Essencial - Materiais e Instrumentais para Acadêmicos na
49ª Reunião, em João Pessoa

Projeto está em consonância com as diretrizes curriculares e as políticas de inclusão social na Odontologia e deverá estar concluído em um ano. Representará um avanço não apenas técnico na formação do acadêmico de Odontologia, mas também social, auxiliando-o a vencer os desafios, inclusive econômicos, de sua formação.

O Odontologia Essencial - Materiais e Instrumentais para Acadêmicos vai balizar os instrumentais odontológicos utilizados pelos estudantes, buscando o menor custo, e será lançado durante a 49ª Reunião da Abeno que se inicia  dia 30 de julho, em João Pessoa (PB).  Trata-se de uma nova política que prioriza o acesso e permanência do estudante na universidade, em consonância com as diretrizes curriculares e os programas de inclusão social, facilitando sua formação e a prática odontológica.

Oficinas de validação - O trabalho, já em andamento, envolve pesquisa em nível nacional, com metodologia apropriada e a participação de pesquisadores e professores de  Instituições de Ensino Público e Privado. Esse grupo, coordenado pelo prof. Cláudio José Amante, da Universidade

Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Diretoria da Abeno, está desenvolvendo a  parte operacional do projeto em 11 áreas e deverá contar com a participação de quase uma centena de pessoas.  Além disso, o projeto prevê a realização de oficinas de validação com a participação de gestores de serviços públicos e representantes das associações da categoria, como o CFO, ABO, ABCD, entre outros. A inclusão desses atores objetiva a aproximação do processo de formação com o mercado de trabalho .

“Atualmente, no Brasil, cada IES (Instituição de Ensino Superior) estabelece uma lista de materiais e instrumentais necessários à formação em odontologia, levando à redundância de itens e a dificuldades de se obter uma padronização e redução de custos”, ressalta Maria Celeste Morita, presidente da Abeno.

O coordenador do projeto destaca que a falta de um referencial para apoiar processos de compra com informações sobre a especificidade dos itens acaba gerando custos elevados e impossibilita a permanência de muitos alunos na faculdade.

Especificações técnicas - A coleta de dados está obedecendo  a análise e as especificações técnicas dos instrumentais realmente necessários e adequados a cada uma das especialidades odontológicas em que os alunos são formados durante o curso de odontologia. A Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) será a responsável pela condução de todo o trabalho, e para isso terá o apoio da Dental Cremer, que prestará assistência técnica e participa do processo. 

“Trata-se de uma cadeia ineficiente e de custo alto”, diz Paulo Nogueira Batista, da Cremer. Ele acredita que “a lista de referência para os instrumentais, avalizada pela Abeno, possibilitará o acesso a preços iguais para os acadêmicos e solucionará a questão que hoje se transforma em problema para a faculdade, para o aluno e para os pais”.

Avanço social e econômico - Para a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, o projeto deverá estar concluído em 2015 e representa um avanço não apenas técnico na formação dos acadêmicos de Odontologia, mas também social e econômico. “O estabelecimento de padrões de qualidade, referencial do que é essencial e a consequente redução dos custos de formação do cirurgião-dentista, beneficiará toda a sociedade”, declara.

 S E R V I Ç O

A 49ª Reunião da Abeno acontece de 30/7 a 1/8 no Hotal Tambaú,
em João Pessoa (Paraíba)

Você pode conferir a programação completa da 49ª Abeno em:
http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/

Inscrições até o evento em:
http://reuniaoanual.abeno.org.br/49reuniao/index.php?area=valores_de_inscricao

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br