Fotos

Profa. Maria Celeste Morita é reeleita presidente da Abeno

A profa. Maria Celeste Morita foi reeleita por aclamação para mais quatro anos à frente da Associação Brasileira de Ensino odontológico (Abeno), no dia 1º de agosto, durante  Assembleia Geral Ordinária, em João Pessoa (Paraíba), na 49ª Reunião da entidade.Também na ocasião, foi aprovada a cidade de Salvador (Bahia) para a realização da 50ª Reunião, em agosto de 2015. A aprovação de sua direção frente à entidade se deve, principalmente, ao avanço de inúmeros projetos que estão se transformando em realidade, todos voltados à construção da melhoria da educação, ao mesmo tempo em que levanta para discussões e proposições voltadas ao desenvolvimento coletivo e de responsabilidade social da Abeno.

Com conquistas importantes - entre elas o lançamento do Programa Odontologia Essencial – Materiais e Instrumentais, viabilizado em parceria com a Dental Cremer,  e a criação da Comissão Nacional de Estudantes de Odontologia, com o apoio da Colgate –, a profa. Maria Celeste Morita  destacou em João Pessoa o trabalho que vem sendo feito com o Inep para capacitação de avaliadores do Basis, ou seja, interpretando e dando significado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); a formação das redes Pró e Pet-Saúde e da Residência Multiprofissional em Saúde, por meio de grupos de interesse especial que se reúnem todos os meses pela web; o trabalho com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) - que tendo à frente o presidente Cláudio Miyake está cumprindo tarefas  extraordinárias, entre elas a de expandir para todo o Brasil  o desenvolvimento da Ética na formação em odontologia; e os primeiros resultados de atualização do estudo Perfil do Cirurgião-dentista brasileiro, a serem divulgados em 2015, desta vez com informações detalhadas sobre o perfil da formação odontológica.

Já na abertura do evento a presidente da Abeno elencou os principais eixos da entidade, que tem como principal característica ser o espaço para a reflexão em torno de um objetivo comum: “ O ensino significativo da odontologia, pertinente e compatível com nossa responsabilidade social”. 

É este o percurso que Celeste Morita defende para formar cirurgiões- dentistas necessários para o presente e o futuro: “Que sejam muito competentes tecnicamente, saibam promover saúde e responder aos seus deveres para a construção de um País melhor; que apreendam de sua graduação o compromisso de serem responsáveis por sua aprendizagem contínua ao longo de toda a sua vida profissional; e que trabalhem com tecnologia sem esquecer o humano, razão de ser desta profissão”, conforme seu discurso feito na abertura do evento.

O tema central da 49ª Abeno, A Ousadia de Inovar, corresponde para a presidente, “não fazer o mesmo de forma diferente, mas de fazer o novo acontecer”. “Creio que das universidades deverá advir um futuro melhor e diferente para todos”, declarou .

 

Nova Diretoria Abeno 2014-2018

Maria Celeste, Mário Uriarte,
Luiz Sérgio, Elisa, Maura e Lídia
(da direita para a esquerda)

A nova Diretoria Abeno Gestão 2014-2018 eleita em João Pessoa (PB) ficou formada pelos seguintes professores: Maria Celeste Morita, UEL (presidente); Mário Uriarte Neto, Univali (vice-presidente); Lídia Conceição Morales Justino, Univali (secretária geral);  Luiz Sérgio Carreiro ,UEL (1ª secretário); Elisa Emi Tanaka Carlotto UEL(tesoureira) e Maura Sassahara UEL(1ª tesoureira).
O Conselho Fiscal é integrado pelos professores José Galba de Menezes, SML-CE; Léo Kriger, PUC-PR; José Thadeu Pinheiro,UFPE; Celso Zilbovicius, USP, e Gersinei Carlos de Freitas (UFG). A composição completa, com fotos dos diretores,  estará em breve publicada no site da Abeno: www.abeno.org.br, na barra Institucional.

Pucca anuncia boas novas para a Odontologia

Destaque  no evento de João Pessoa para a presença do coordenador geral de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Jr, que em sua participação na Reunião dos Coordenadores sobre  Clínicas Odontológicas nas IES  e a Questão das Próteses nas Clínicas de Ensino, antecipou (foto) as boas novas para a formação do cirurgião-dentista, com programas do governo federal e que foram divulgadas oficialmente no dia 7 de agosto, em Brasília (DF), pelo ministro da Saúde, com a presença da presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, do presidente do CFO, Ailton Morilhas e outras autoridades (ver notícia completa no Abeno News ESPECIAL, no site da Abeno: http://www.abeno.org.br/abeno-news/abeno-news42Especial.html ).

 

Abeno 2014 exibe desafios e determinação para transformar o ensino odontológico

Formada a Comissão Nacional de Acadêmicos
da Abeno

Apresentações de Schulte (Alemanha); Wansley (UK), Bustos (Chile), Daniel Rey de Carvalho (UCB-DF) e Viviane Mosé (Brasil)

Veja mais em http://www.abeno.org.br/noticias/noticia028.php   e http://www.abeno.org.br/noticias/noticia029.php

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br