Orca e Abeno dão 1º passo para a criação da Disciplina de Cariologia no Brasil

Professores brasileiros do Core Curriculum in Cariology da Orca,
na 49ª Reunião da Abeno

 

O consenso para inserir a disciplina Cariologia no currículo odontológico brasileiro, criado pelas faculdades europeias e pela Organização Europeia para a Pesquisa da Cárie (Orca, da sigla em inglês), foi apresentado durante a 49ª  Reunião da Associação Brasileira de  Ensino Odontológico (Abeno), em João Pessoa (PB), que teve a presença do presidente da entidade internacional Andreas Schulte (Universidade de Heidelberg Alemanha).

A vinda do prof. Schulte foi uma ação conjunta entre a Abeno, a Orca e a Aliança para o Futuro da Cárie, construída a partir do interesse comum dessas instituições para lançar a pedra fundamental na estruturação de um currículo de Cariologia brasileiro unificado. 

A escolha da Orca pelo grupo de professores brasileiros foi marcada pela necessidade de liderança clínica, uma vez que a entidade internacional reconhece o valor dos pesquisadores brasileiros que, apesar de apresentarem maior produção científica, não dominam a prática clínica de atuação pautada em evidências das estratégias preventivas ou individuais.

O resultado da discussão está sendo encaminhado a todos os cursos  de odontologia brasileiros, para que eles possam emitir suas contribuições a partir de discussões com seus pares. “Os resultados obtidos serão apresentados no II Workshop de Ensino sobre Cariologia, já agendado para a  próxima reunião da Abeno em 2015, a ser realizada em Salvador (BA), com a presença do grupo brasileiro de Cariologia (Core Curriculum in Cariology da Orca) e do prof. Schulte, enfatiza a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita (na foto com o prof. Schulte e integrantes do Grupo de Cariologia).

“O que se espera é inserir o ensino de Cariologia de forma oficial nos currículos de odontologia, aproximando-o  da Saúde Coletiva para que, dessa forma, por meio da nova disciplina seja possível controlar a doença bucal mais prevalente entre os brasileiros: a doença cárie dental”, destaca a profa. Sonia Groisman (área de Cariologia), que integra o grupo  que representa a Cariologia na Orca e do qual fazem parte também os professores Fábio Sampaio (área de Cariologia), Marcelo Bonecker e Jonas Rodrigues  (área de Odontopediatria), Léo Krieger e Saul Paiva (área de Saúde Pública).

A vinda do presidente da Orca ensejou a realização do I Workshop sobre o Currículo de Cariologia e também do Minicurso de Cariologia para os docentes participantes da 49ª Reunião da Abeno.

No workshop sobre o ensino de Cariologia foram discutidos com  dirigentes de cursos de Odontologia, coordenadores de graduação e professores das disciplinas de Saúde Coletiva, Odontopediatria, Cariologia e Dentística  pontos estratégicos dos domínios para a inserção da Cariologia na graduação, divididos em cinco grandes grupos:  1- Conheci-mentos Básicos em Cariologia,  2 - Avaliação do Risco e Diagnóstico de Doença Cárie,  3 - Tomada de Decisão e Terapias Preventivas não-Restauradoras,  4 - Tomada de Decisão e Terapias Restauradoras e 5 - Cariologia Baseada em Evidência e Prática em Saúde Pública.

Veja a íntegra do conteúdo dos cinco pontos estratégicos. Clique aqui

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br