50ª Reunião da Abeno será de
12 a 14 de agosto em Salvador (BA)

Com o debate do tema Perspectivas Educacionais: Transformações em Curso, a Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino odontológico (Abeno) chega em sua 50ª edição neste ano, com a realização do evento entre os dias 12 e 14 de agosto próximo, na cidade de Salvador, Bahia.

Para a presidente da entidade, profa. Maria Celeste Morita, “todos os anos a Reunião se caracteriza por ser um espaço de diálogo entre aqueles que têm em comum promover ensino odontológico de qualidade e com responsabilidade social”.

Leia a íntegra da mensagem da profa. Celeste Morita aos participantes da 50ª Reunião e informe-se sobre os detalhes do evento na página: http://reuniaoanual.abeno.org.br/50reuniao/


Materiais odontológicos

Univille  introduz uso
de etiquetas para os prontuários de pacientes

A esterilização de materiais odontológicos é ponto fundamental na qualidade do atendimento de pacientes nos cursos de odontologia. O processo de esterilização e seu controle é um desafio para todas as IES. Assim, apresentamos a experiência da Univille/SC que introduz a utilização de etiquetas nos prontuários de pacientes.

Projeto Odontologia Essencial - Instrumentais Odontológicos
tem apoio de todas as IES

O Grupo de Trabalho do Projeto Odontologia Essencial, cujo objetivo é estabelecer um catálogo de referência em instrumentais odontológicos,  se reuniu mais uma vez na cidade de São Paulo, no dia 10 deste mês (abril) para dar continuidade as suas atividades. Nesta reunião estavam presentes a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, o coordenador do projeto, prof. Cláudio José Amante, e todos os professores e colaboradores envolvidos com esse empreendimento inovador da odontologia brasileira.

Foram discutidos os encaminhamentos para a elaboração da relação básica de instrumentais necessários para a formação de um cirurgião-dentista generalista. Até o presente, pareceristas ad hoc  e coordenadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas já responderam. O projeto segue recebendo a colaboração de IES de todas as regiões brasileiras

Faimer Brasil 2015

Abeno participa de painel no Dia
Nacional das Profissões de Saúde

Parceira no Programa de Desenvolvimento Docentes para Educadores das Profissões de Saúde, a Abeno participou de evento do Dia Nacional das Profissões de Saúde, em 19 de março, promovido pela Faimer (Foundation for Advancement of International Education and Research) Brasil, na cidade de Beriberi (Ceará).

O prof. José José Galba de Meneses Gomes representou a Abeno no encontro,  falando no Painel Percursos da Formação nas Profissões da Saúde e Organização da Força de Trabalho em Saúde. Na oportunidade, abordou as Diretrizes Curriculares (DCNs) em Odontologia, da parceria da Abeno na capacitação e acompanhamento da implantação das diretrizes e os resultados dessas ações para o SUS/Programa Saúde da Família, além do pioneirismo das DCNs, graças ao empenho da Abeno/MEC/MS.

O destaque no painel, segundo o prof. Galba,  foi o enfoque sobre formação e provimento na saúde e a questão da escassez de

trabalhadores do setor no Brasil e no mundo,  e a necessidade da  integralidade com a  equidade, com vistas à interiorização e fixação dos profissionais nos rincões interioranos.

A apresentação teve como painelistas convidados , além do prof. Galba, Sigisfredo Luis Brenelli (Abem); Eliana Goldfarb Cyrino e Alexandre Medeiros de Albuquerque (Sgetes/MS); Henry Campos (consultor Sesu/MEC/Inep);e  Felix Rigoli (Opas).

O Instituto Regional Faimer Brasil promove  a Especialização em Educação de Profissionais de Saúde, realizada pela Universidade Federal do Ceará, com apoio da  Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (MS), com aulas a distância em dois anos (11 meses cada), em Fortaleza (CE), e presenciais em sistema de 10 dias de imersão.

O Programa Faimer Brasil é certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará como especialização latu sensu. Os participantes que completarem o programa e os requisitos de avaliação serão certificados pela Universidade com o título de especialista em Educação para Profissionais de Saúde.

------------------------------------------------------------------

Informações: www.faimer.org  ou www.faimer.org/education/regional.html

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br