A parceria Abeno-Dental Cremer, que viabiliza o Projeto Odontologia Essencial – Instrumentais está possibilitando um avanço não apenas técnico, mas social e econômico na formação dos estudantes de odontologia no Brasil. Para a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita (UEL), o projeto representa, além do aspecto técnico na formação dos estudantes de Odontologia, um reforço direcionado para a sua permanência no ensino, em decorrência  da meta de atingir padrões de qualidade e de real necessidade, com a consequente redução dos custos na formação superior em odontologia.

Neste mesmo sentido, o Diretor Presidente da Dental Cremer, Paulo Nogueira Batista, afirma que “o atual modelo sofre com uma cadeia ineficiente e de custo alto”. Ele acredita que “a lista de referência para os instrumentais, avalizada pela Abeno, possibilitará o acesso a preços iguais para os estudantes de odontologia e solucionará a questão que hoje se transforma em problema para a faculdade, para o aluno e para o País”.

”Atualmente, no Brasil, cada Instituição de Ensino Superior (IES) estabelece uma lista de materiais e instrumentais necessários à formação em odontologia, levando à redundância de itens e a dificuldades de se obter uma padronização e redução de custos”, relata a presidente da Abeno.

 O coordenador do projeto, prof. Cláudio José Amante, destaca que uma lista básica referencial constituída por uma nomenclatura padrão, com informações relevantes sobre a especificidade de cada item, é de fundamental importância para apoiar processos de compra. A falta dessa lista acaba gerando custos elevados, favorecendo assim, a evasão de alunos dos cursos de graduação.

Na etapa inicial, a coleta de dados foi realizada por intermédio de uma consulta ad hoc com docentes especialistas membros da Abeno, de renomado valor, via internet, com a finalidade de avaliar o grau de importância de cada instrumental presente numa lista

Apresentação em Salvador,
na 50ª- Reunião da Abeno

 
Celeste Morita e Paulo Batista vão expor, dia 13/8, das 8h00 às 12h30, na Sala Iris do Fiesta Hotel de Salvador (BA), na 50ª- Reunião da Abeno, o que representa esse trabalho conjunto entre uma entidade e a iniciativa privada para estabelecer uma nova política que prioriza  a permanência do estudante na universidade, em consonância com as diretrizes curriculares e os programas de inclusão social, facilitando sua formação e a prática odontológica.

previamente elaborada por outros docentes, também da Abeno.

Além dessa ação, nessa etapa, o Grupo Gestor, em parceria com a equipe de profissionais da Dental Cremer, também realizou encontros, na cidade de São Paulo, com o intuito de avaliar o grau de importância de cada item informado pelos pesquisadores ad hoc, bem como, analisar a nomenclatura e as especificações técnicas de cada instrumental.

Após essa etapa a lista básica foi encaminhada para uma consulta pública às IESs filiadas à Abeno e, no momento, em torno de 50 cursos de graduação em odontologia já contribuíram com este projeto.

O próximo passo será efetuado durante a 50ª Reunião da Abeno, durante Reunião dos Diretores e dos Coordenadores de Clínicas das IESs, que utilizarão esse espaço privilegiado para discutir essa lista básica de instrumentais necessários à formação odontológica generalista em concordância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

É importante ainda ressaltar que este procedimento visa a ampliar o debate, bem como permitir inclusão de novas instituições por meio da realização de trabalho em grupo. Cada IES participante deverá trazer as listas de instrumentais solicitadas aos estudantes para viabilizar o trabalho. Como produto final desta Oficina, as IESs participantes serão incluídas no Catálogo Nacional que pretende beneficiar os estudantes brasileiros.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br