Projeto Odontologia Essencial-Instrumentais conclui
1ª etapa e lança catálogo em janeiro, em São Paulo

Com cerca de 45% de itens a menos, os instrumentais necessários à formação do dentista generalista representarão importante avanço social à medida que auxiliarão a permanência dos alunos até a conclusão do curso. O lançamento do catálogo nacional está marcado para o dia 28 de janeiro, em evento durante o Ciosp 2016

Fotos: Editabr/Armando Anayassy

Em reunião realizada em São Paulo no dia 23 de outubro com a presença dos gestores do Projeto Odontologia Essencial – Instrumentais, a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita, anunciou o lançamento da segunda etapa do programa já no primeiro semestre do próximo ano.

Neste encontro foi aprovada a lista final de instrumentos selecionados pelo grupo gestor após um ano de trabalho com as Instituições de Ensino Superior  (IESs) de  todo o Brasil e a definição dos itens realmente necessários à formação odontológica do aluno, representando uma diminuição de cerca 45 % em relação às listagens anteriores.

Em parceria com empresa Dental Cremer, a Abeno fez o levantamento dos cerca de 600 instrumentais utilizados nos diversos cursos de odontologia brasileiros, o que vem dificultando a permanência e a graduação dos alunos devido ao alto custo das listas de materiais, geralmente com redundância de itens. Essa prática tem agravado o desperdício de instrumentais que são solicitados mas não utilizados nas IESs.

O principal objetivo desse projeto é, desde o princípio, estabelecer uma lista básica de referência compatível com as DCNs, mas capaz de conferir as habilidades e competências necessárias à formação do cirurgião-dentista generalista.

No encontro de gestores foi fechada a lista final de instrumentais validados com as IESs nas várias reuniões realizadas em todo o país. O documento conclusivo traz  as justificativas da escolha dos itens – ou sua exclusão, seguindo vários critérios, como  por exemplo os que são fiscalizados ou não pela Anvisa; por questões de biossegurança; por semelhança de termos; por variação ou redundância de uso, entre outras avaliações.

A profa. Maria Celeste Morita destacou que a lista de instrumentais está pronta para ser implantada já no primeiro semestre do próximo ano,  com a inclusão dos itens mais frequentes e  essenciais ao ensino do aluno, em catálogo preparado pela Dental Cremer a ser disponibilizado às IESs brasileiras. Participam da reunião do grupo gestor, em São Paulo, os professores Luiz Carlos Machado Miguel (Univille), Gersinei Carlos de Freitas (UFG), Alessandra Porto (Universidade de Cuaibá), Armando Hayassy ( FSJ), José Thadeu Pinheiro (UFPE ), Elisa Tanaka (Abeno/UEL) e Carlos Hyppolito, da Dental Cremer.

Desafios e conclusões

Para Carlos Alberto Hyppolito, que integra o grupo gestor representando a Dental Cremer,  “o desafio do trabalho foi buscar ter um catálogo como referência nacional, onde cada IES terá poder de ajustá-la à sua necessidade. Adequação da terminologia das descrições dos instrumentais nos vários prismas – IES, professor, indústria e governo – também foi importante para chegarmos a denominadores em comum”, ressalta.
Hyppolito considera também que o objetivo foi cumprido na tarefa de racionalizar os instrumentais para o curso de graduação em odontologia, de forma a ter o menor valor de aquisição para o aluno.

“O meu destaque para esse trabalho fica por conta da equipe que a profa. Celeste reuniu, pois  conseguimos ter sincronia de trabalho, atitude e habilidade em entender os aspectos regionais do Brasil. Houve também comprometimento resultado e os benefícios do projeto. Compartilhamos informações com aprendizagem, respeito mútuo e muita transparência. Ficou claro que todos tinham o objetivo comum de trazer benefícios para à Odontologia Brasileira, além do entendimento do conteúdo da matriz
curricular e vivência do dia a dia da clínica, utilizado nos procedimentos
odontológicos, durante a graduação. Feliz de ter participado desta iniciativa que valoriza a odontologia e com o capricho de zelar desde o primeiro dia do futuro profissional, destacou Carlos Hyppolito.

O catálogo nacional

A data de lançamento do catálogo nacional será dia 28 de janeiro próximo, em evento realizado no Ciosp 2016, para aproveitar o fluxo de diretores, coordenadores e professores das IESs, além de responsáveis do setor industrial e das entidades de classe.
O catálogo apresenta 148 produtos com a imagem, descrição, número do CATMAT. Haverá a versão impressa e em pdf para download no site da Abeno. Na publicação haverá também a indicação das 60 Instituições de Ensino Superior que colaboraram durante o processo de descrição.
 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br