Participe da Consulta Pública sobre aprimoramento das DCNs da Odontologia

A  Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) tem o objetivo de promover uma ampla consulta pública para o aprimoramento das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia  (DCN Odontologia),  de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Educação, número 3, de 19 de fevereiro de 2002, documento que define os princípios,

“Um olhar para a graduação”

Visite a página da 51ª Reunião

da Abeno, confira o programa

de atividades e a mensagem

da profa. Maria Celeste Morita

fundamentos, condições e procedimentos da formação destes profissionais.

A discussão sobre a necessidade deste aprimoramento é parte indissociável do processo de mudança na formação dos profissionais de saúde. Desta forma, mais de dez anos após sua publicação, em Assembleia realizada na 50ª Reunião Anual da ABENO, ficaram definidas a importância e encaminhamentos desta ação.

Clique aqui para participar


Capacitação conjunta Inep-Abeno:
o desafio do que deve ser avaliado

Em palestra da profa. Cláudia Griboski, diretora de Avaliação do Ensino Superior do Inep/MEC, durante o evento anual da Abeno, foi abordada importância do trabalho pioneiro de capacitação conjunta dos avaliadores Inep-Abeno. Ela destacou que outras 18 áreas do conhecimento começam a fazer o mesmo, com dados e informações produzidos pelo Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes), incluindo o Enade. “No entanto, o desafio é definir o que é importante ser avaliado”, declarou a diretora.

Ela apontou também a função do Sinaes (Lei 10.861/2004), que subsidia a regulação da Educação Superior, que tem como finalidade a melhoria da qualidade do ensino, a orientação para expansão da

sua oferta, o aumento permanente da eficácia institucional e a promoção do aprofundamento do compromisso social das instituições de ensino.

Novo indicador é resultado da parceria com Abeno

A parceria Inep-Abeno destina-se a promover a melhoria da qualidade dos cursos de odontologia adotados pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) brasileiras, tendo entre seus objetivos a formação de comissão técnica, aprimorar a capacitação dos avaliadores e construir documento orientador para subsidiar a compreensão do instrumento. A Abeno recebeu com satisfação também a inclusão de novo indicador em sua atribuição, que é a responsabilidade docente pela supervisão e assistência odontológica. Para a presidente da Abeno, profa.  Maria Celeste Morita, essa é uma questão fundamental pois “a assistência odontológica é muito complexa e necessita de uma proporção de docentes adequada durante as atividades práticas. Em cada uma das unidades de atendimento, está acontecendo um procedimento diferente, enquanto alguns pacientes estão recebendo uma anestesia, por exemplo, outros estão em pleno procedimento que pode ser uma restauração ou uma cirurgia”.

Para a profa, Cláudia Griboski, os desafios do Sinaes são a internacionalização e acreditação, a política de egressos, a inovação tecnológica, a educação a distância, a integração entre os instrumentos de avaliação, o fortalecimento do ciclo avaliativo, o aprimoramento tecnológico para aplicação do Enade e a consolidação da cultura da sua avaliação. “O Sinaes, maior sistema de avaliação da Educação Superior do mundo, tem sido exemplo para muitos países”, afirmou.

O Documento Orientador das Avaliações in loco de Odontologia , após as últimas correções e contribuições recebidas na consulta pública já realizada em 2015, será implementado neste ano.

Entre os dados exibidos na Reunião da Abeno em Salvador, estão os seguintes:

Organização administrativa

* 57% dos cursos de Odonto estão em universidades

* 8% dos alunos são negros, 31%, pardos

* 56% alunos são de escola pública

* 82% vêm do ensino médio tradicional

* em 29% dos casos o aluno é o primeiro da família a chegar à educação superior

* 8% têm auxílio permanência

* 23% com bolsa acadêmica

* 3% com atividade no exterior

Principal motivo para escolha do curso

* 47% por vocação

Escolha da IES

* 41% pela qualidade

Renda familiar 

* 10 a 30 salários mínimos

* 70% não têm renda

* 80% não estão trabalhando


Acadêmicos de Odontologia
terão Catálogo de Referência para a
redução de custos em instrumentais

O Projeto Odontologia Essencial : Instrumentais da Abeno, em parceria com a Dental Cremer, foi apresentado aos acadêmicos de Odontologia na reunião da Abeno em Salvador.  Com o novo rol padronizado pela Abeno e IESs durante  o ano de 2015, os alunos dos cursos de Odontologia poderão  ter redução de custos na aquisição dos instrumentais necessários à sua formação, que hoje varia de R$6 mil a R$15 mil.

Escolha de representantes

Na ocasião, também foram escolhidos os representantes da Comissão Estudantil da Abeno para o biênio 2015/2017. O aluno João Carlos Bordin, eleito em 2014, permanece até este ano e os demais eleitos concluirão seu mandato em 2017. Ficou definido que a comissão irá desempenhar as seguintes funções:

  • Trabalho de divulgação e incentivo sobre a importância da liderança
    e participação estudantil dentro de suas IESs e também na Abeno

  • Participação ativa nas atividades propostas

  • Integração entre os estudantes das IESs de Odontologia
    das cinco regiões do País.

A comissão também definiu que não mais haverá a figura do presidente, por ter considerado  que a comissão é composta por um representante de cada região, logo não há necessidade da referida  divisão. As atividades  que serão desempenhadas serão estimuladas e acompanhadas pela mestranda Valéria Lima Avelar e pelo prof.  Pablo Guilherme Caldarelli, ambos representantes da Abeno Sede Londrina.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br