JULHO 2016

Agende-se para a 51ª Reunião Abeno

A 51ª Reunião da Abeno  vai acontecer em Curitiba (PR),
de 20 a 22 de julho de 2016. O evento será realizado na
PUC-PR, com o tema “Um Olhar Voltado para a Graduação”.


Estratégias de Trabalho Conjunto entre Ensino e Serviço é tema da abertura, com o prof. Leo Kriger

A 51ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), será realizada neste ano de 20 a 22 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (Paraná), para analisar o tema central A Formação Docente – Um Olhar sobre a Graduação.

“Olhar para a graduação diz respeito ao entendimento docente do todo do seu papel e da proposta de ensino requerida”, destaca a presidente da Abeno, profa. Maria Celeste Morita. Para ela, “olhar para a graduação diz respeito aos Projetos Pedagógicos, à adoção de currículos integrados, com eixos longitudinais e transversais claramente definidos, com estratégias de ensino-aprendizagem condizentes com o que é almejado”.

É dentro desta visão que o prof. Leo Kriger, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Paraná), da Universidade Tuiuti do Paraná e autor de várias obras na área de Odontologia, irá apresentar a com referência Estratégias de Trabalhos Conjuntos entre Ensino e Serviço, no dia 21 de julho, às 14h30, no auditório da PUC-PR, em Curitiba.

O prof. Kriger ressalta que relação entre o ensino de graduação de Odontologia e os serviços de saúde não é um fato novo no Brasil. “Nos últimos 50 anos, várias tentativas de aproximação foram feitas, algumas com resultados promissores e outras como experiências frustrantes para ambos os lados”, diz. “Alguns projetos inovadores de integração tentados deixaram poucos resultados significativos para a melhoria do ensino de graduação e da qualidade dos serviços de saúde”, destaca.

Saúde Coletiva - Grande parte dos resultados pouco significativos desta integração pode ser creditada, segundo Kriger, a pouca adesão da maioria dos docentes das Instituições de Ensino Superior, que sempre viram nos serviços de saúde um campo restrito para a atuação integral dos estudantes de graduação, devido à limitação dos procedimentos clínicos. Neste particular, cabia aos professores da área de Saúde Coletiva toda a responsabilidade pelas tentativas de integração, acrescenta o professor.

Já pelo lado dos serviços de saúde, relata, a precariedade das instalações e a falta de definição de um processo de trabalho eficiente, apareciam como obstáculos importantes para a integração do estudante ao ambiente de trabalho das clinicas do Sistema Único de Saúde.

“A definição de uma Política Nacional de Saúde Bucal e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, no início dos anos 2000, aparecem como marcos importantes para a mudança de postura tanto dos serviços de saúde como do ensino de graduação em Odontologia. Estes marcos apontam para uma nova relação entre as duas vertentes”, explica Kriger, para quem a ampliação do número de procedimentos clínicos, inclusive no campo das especializações, a Estratégia de Saúde da Família e, agora, a criação das Redes de Saúde Bucal, apontam para novas oportunidades de ensino e aprendizagem em contato com a realidade local e regional onde está inserida a Instituição de Ensino Superior.

Segundo Leo Kriger, as mudanças que estão ocorrendo em grande parte dos serviços de saúde vão exigir a formação de profissionais qualificados, que tenham uma postura pró ativa, reflexiva e critica das necessidades reais da população, pensando em um atendimento integral ao pacientes com ênfase na prevenção e no controle das doenças , trabalhando integrados com os demais profissionais de saúde.

“A ampliação da cobertura dos serviços e a exigência da sociedade por melhores serviços de saúde tornou evidente a necessidade da formação de profissionais capazes de prestar atenção integral humanizada, trabalhar em equipes e compreender a realidade em que vive a população”, explica Kriger

Discutir estas estratégias para vencer os desafios da integração ensino e serviço será a tônica da palestra do prof. Leo Kriger, durante a abertura da 51ª Reunião da Abeno, em Curitiba.

Para participar, inscreva-se aqui.


Submissão de trabalhos vai até dia 6 de maio

Devido a ajustes na grade científica da 51ª Reunião Anual da Abeno, as inscrições de trabalhos foram prorrogadas para 06/05/2016. O sistema está disponível para receber as inscrições desde 14/04/2016.


Solicite à Abeno os documentos
oficiais relativos ao Enade 2016

Os interessados em obter os documentos oficiais relativos ao Enade 2016 podem solicitá-los à Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O material é destinado a coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IESs) filiadas à Abeno.

Os documentos incluem: palestras relativas ao Enade 2016 ministradas pelo Inep, as portarias das CAAS, as do Enade 2016 e o Edital Nº 9, de 11 se Abril de 2016 Inep/MEC: chamada pública para cadastramento e seleção de colaboradores para elaboração e revisão de itens para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2016.

As solicitações deverão ser feitas para o email: abeno@abeno.org.br

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br