Dia 5/7/2017 - Reunião de professores de Bioética
Sala 2, das 9h00 às 12h00

Bioética e formação ética nos
cursos de graduação e de
pós-graduação na Odontologia

A profa. Mirelle Finkler, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai coordenar a Reunião Paralela de Professores de Bioética que será realizada durante a 52ª Reunião da Abeno, em Juiz de Fora (MG), na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS/JF), para a estruturação de um Grupo de Trabalho (GT) em Bioética na Odontologia.

“O objetivo principal da reunião será compor um GT para, a partir daí, passar a debater as demandas dos cursos de Odontologia e da própria Abeno relacionadas não apenas às disciplinas de Bioética, mas também outras questões que  envolvem a dimensão ética da formação acadêmica”, destaca a profa. Mirelle.

Potencialidades e dificuldades - Ela relata que a Abeno está incentivando a criação do GT para melhor definir os objetivos destas disciplinas que têm sido oferecidas, para analisar e contribuir com a formação de seus professores, avaliar como têm sido desenvolvidas (métodos, conteúdos, referenciais) e em que momentos dos cursos têm sido ministradas, quais suas potencialidades e principais dificuldades.

“O que a Abeno deseja é ajudar na organização das disciplinas e, principalmente, auxiliar os cursos a repensar seus currículos, não apenas os  formais, mas também os currículos ocultos que são particularmente influentes no desenvolvimento moral dos estudantes, na sua formação ética. Enfim, essas seriam apenas algumas das questões que um GT de Bioética poderia trabalhar”, informa.

A profa. Mirelle  explica que a necessidade deste Grupo de Trabalho em Bioética tem sido sentida pela Abeno particularmente desde a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia, em 2002, a partir do que as disciplinas de Bioética passaram a ser incluídas de forma mais significativa, sobretudo nos cursos de graduação (nos cursos de pós-graduação, a inclusão da Bioética teve outro marco disparador, anterior, que foi a Resolução CNS 196  de 1996, sobre ética em pesquisa com seres humanos.

“Frequentemente Ética Odontológica e Bioética são confundidas e isso representa um problema no ensino da segunda”. Ela explica que “as disciplinas de Ética Odontológica (Deontologia e Odontologia Legal) estão presentes no currículo odontológico há muito mais tempo que as de Bioética e que, além disso, temos mais facilidade em pensarmos em termos legais que em termos verdadeiramente éticos, de modo que acabam sobrepondo-se às de Bioética, especialmente quando ministradas conjuntamente”.

Ética e valores na Odontologia – A prof. Mirelle tem pesquisado questões relacionadas à dimensão ética da formação profissional em Odontologia há cerca de 10 anos. No artigo “Ética e valores na formação profissional em saúde: um estudo de caso”, publicado na Revista Ciência e Saúde Coletiva, em 2013, conclui que “a atenção com os valores vivenciados pelos estudantes no decorrer do processo de socialização profissional e o planejamento de estratégias que otimizem o seu desenvolvimento moral constitui a forma mais direta de atuação na dimensão ética da formação profissional. Mais do que a inclusão de novas ações ou a realização de mudanças no currículo formal, o tratamento pedagógico do ético no âmbito universitário coloca como desafio a reorientação do fazer dos sujeitos, o que implica fundamentalmente em uma mudança de perspectiva do corpo docente em relação ao que se considera desejável enquanto formação universitária”. E destaca haver um consenso na literatura sobre o ensino da Ética e da Bioética de que “devem ser assumidas como temas transversais na formação profissional, uma vez que permeiam todo o aprendizado profissional. Assim, a inserção de uma disciplina específica de Bioética não deveria ser pontual no currículo, desarticulada das demais, mas representar o núcleo de um projeto pedagógico de sensibilização ética, apoiado e respaldado pelas outras, através do comprometimento de todo o corpo docente em compartilhar esta tarefa”.

Para ler o artigo na íntegra, clique em http://www.scielo.br/pdf/csc/v18n10/v18n10a28.pdf

QUEM É - Mirelle Finkler é  do Departamento de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em Odontologia e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde – Campus Universitário Trindade – Florianópolis, UFSC (Santa Catarina).

 

Seminário Ensinando e Aprendendo
oferece socialização de experiências

Na 52ª  Reunião da Abeno, o  Seminário Ensinando e Aprendendo -  dia 7, das 8 às 12h00, no auditório principal da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde , em Juiz de Fora (FCMS/JF)-  constitui-se em um item de pauta consagrado nas Reuniões Anuais da Abeno, que objetiva oportunizar a socialização de experiências diferenciadas de ensino, como forma de reconhecimento e de estímulo do trabalho de diferentes grupos.

Serão selecionados apenas seis trabalhos a serem apresentados no Seminário Ensinado e Aprendendo.

 

Serão 12 Reuniões e Oficinas.
Programe-se para participar

A variedade da grade científica abre espaços que contemplam diversos temas de interesse à formação odontológica e que transcorrem durante os três dias do evento, entre 5 a 7 de julho próximo, na FCMS/JF.

Quando: no dia 5/7, está marcada a Reunião com Estudantes de Odontologia, no auditório principal, das 9 às 12h00.  Na Sala 1, no mesmo horário, acontece  a Reunião do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais(CRO-MG); na Sala 2, Reunião de Bioética; na Sala 3, Reunião de Teleodontologia e, na Sala 4, a Oficina Construção de Itens de Respostas Livres e Orientadas para a Avaliação da Aprendizagem, todos entre 9 e 12 horas.

Quando: 6/7, das 8 às 12 horas, no auditório principal, está marcado Painel Integrado: Estágio Supervisionado em Odontologia. Na Sala 1, Reunião dos Coordenadores de Pós-graduação Strictu Sensu; Sala 2, Oficina OSCE; Sala 3, Oficina Aprendizagem baseadas em problemas- Simulação de PBL e Sala 4, Mostra de Vídeos e Aplicativos Educacionais em Odontologia. Todos acontecem entre as 8 e 12 horas.

Quando: 7/7, Seminário Ensinando e aprendendo, no auditório principal, das 8 às 12 horas. Na Sala 1 haverá a Reunião Residências Multiprofissionais. A Reunião Projeto GraduaCEO acontece na sala 2; a Oficina Construindo questões e modelo Enade, na sala 3; na sala 4, Oficina Ensino ativo, e-learning, e-book e integração de conteúdos básico e clínico: Uma experiência nas aulas de embriologia humana no Curso de Medicina da Unicamp.

Veja em reunião.anual.abeno.org.br/52reuniao/index~php?area=sugestoes

 

52ª Reunião da Abeno, de 5 a 7/17

O evento será realizado na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS/JF), na cidade de Juiz de Fora. Também há informações sobre o que a cidade oferece, como chegar, distâncias, aeroportos que servem a cidade e outros dados.

Hospedagem do congressista
terá tarifas diferenciadas

Veja a grade completa e informações sobre

inscrições e acomodação para a   

52ª Reunião da Abeno no hotsite do evento em:

http://reuniaoanual.abeno.org.br/52reuniao/

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br