Inscreva-se gratuitamente para reunião paralela no 30º Ciosp

A Abeno realiza reunião paralela durante o 30º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), que acontece na capital paulista entre os dias 28 e 31 de janeiro. Das 14h às 18h do dia 28, os participantes da reunião discutirão assuntos como a edição de 2013 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de deliberar sobre a 47ª Reunião da Abeno, que acontece ano que vem, em Campinas (SP).

A reunião paralela da Abeno no 30º Ciosp será no auditório C1 da sede da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD). Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site da Abeno (www.abeno.org.br). As vagas são limitadas.

Os resultados da reunião da Comissão Assessora do Enade 2010, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no dia 8 de dezembro, com a Abeno, serão apresentados na reunião paralela da entidade no Ciosp.

Abeno participa de reunião da
Comissão Intersetorial de Saúde Bucal

No último dia 3 de outubro, a Abeno participou, em Brasília (DF), da 4ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (Cisb). O evento teve lugar no Plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Omilton Visconde, no Ministério da Saúde. Na ocasião, a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, representando também o Ministério da Educação, apresentou pesquisa sobre o perfil do profissional de Odontologia e proposta de mudanças no ensino odontológico voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Houve, ainda, apresentações de Gilberto Pucca Júnior, coordenador nacional de Saúde Bucal e Antônio Alves de Sousa, da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. A reunião foi coordenada pela conselheira Graciara Matos de Azevedo.

 

Participantes na FO-USP

Abeno e Colgate em nova etapa das oficinas das Diretrizes Curriculares

No último mês de novembro, teve início a segunda fase das oficinas Abeno/Colgate de Diretrizes Curriculares, que auxiliam as instituições na reflexão sobre o progresso alcançado no aperfeiçoamento dos currículos nessa nova realidade. As diretrizes foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2002, e, desde então, os cursos promoveram várias mudanças curriculares.

Na primeira fase do projeto foram realizadas quatro oficinas: na Universidade Federal do Amazonas; na Universidade Tuiuti, do Paraná; na Faculdade São José, no Rio de Janeiro (RJ); e no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR). Já na segunda fase, foram realizadas cinco oficinas regionais: na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro; na Universidade de São Paulo, em São Paulo; na Seção Paraíba da Associação Brasileira de Odontologia; na Universidade Federal do Amazonas; e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nesta etapa, reunindo os cinco Estados, participaram 232 coordenadores de curso, dirigentes, professores, estudantes e profissionais de Odontologia de diferentes regiões e instituições de ensino superior.

 

MAIS EM 2011

Em 2011, outros grandes passos foram dados pela Abeno - um ano de intensas atividades e decisões que refletiram diretamente no ensino odontológico do País.

O ano começou definindo prioridades da entidade, em reunião durante o Ciosp 2011. Entre elas estavam a garantia da periodicidade da Revista Abeno; o retorno do boletim eletrônico on-line Abeno News; a representação da Abeno nas comissões nacionais que envolvam o ensino odontológico; o envolvimento da entidade com projetos internacionais, buscando maior integração; e o retorno das reuniões periódicas da Diretoria e das Comissões. Todas as metas foram alcançadas e superadas.

46ª Reunião Anual

O fato mais marcante da Abeno em 2011 foi a 46ª Reunião Anual, realizada de 10 a 13 de agosto, em Florianópolis (SC). O encontro teve como tema A Odontologia e o Mundo do Trabalho, e reuniu perto de 350 profissionais responsáveis pela formação e ensino dos cirurgiões-dentistas de todo o País. Essa foi uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica odontológica compartilhar experiências de ensino e pesquisa, e ajudar a definir os rumos da formação e da qualificação em Odontologia.

O evento reuniu lideranças de todo o Brasil e do mundo, como Ana Estela Haddad, diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde; Sérgio Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), representando o Ministério da Educação; Cláudio José Amante, pró-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina; Cléo Nunes, coordenador local do evento; Ailton Morilhas, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO); Newton Miranda de Carvalho, presidente nacional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO); e Roberto Vianna, então presidente da Federação Dentária Internacional (FDI). 

Entre os temas que foram abordados estavam Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade; Processo de Acreditação de Cursos de Odontologia no Mercosul; Geração Y e a Graduação em Odontologia; Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação: Nova Área da Odontologia Aplicada ao Ensino; Formação Profissional para Gestão: na Academia, na Política e na Administração; Trabalho no Serviço Público e Formação Odontológica; e Residência Multiprofissional e Inserção do Cirurgião-Dentista.

Experiências Exitosas

Um dos destaques da reunião foi a I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde da Área de Odontologia, iniciativa da Abeno e do Ministério da Saúde, que, com a iniciativa, abriu espaço para reflexão sobre a implantação do Pró-Saúde e do PET-Saúde em todo o território nacional. Para isso, foram selecionadas 62 experiências de todas as regiões do Brasil, todas realizadas em instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, com temáticas diversas e todos foram publicados em um número temático da Revista da Abeno. 

O Projeto Pró-Saúde integra ensino e serviço com o objetivo de reorientar a formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na Atenção Básica e, promovendo transformações na prestação de serviços à população. Com o objetivo de fomentar esta integração e a formação de grupos de aprendizagem em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), o PET-Saúde é um instrumento dentro do Pró-Saúde para qualificação em serviço dos profissionais da área, envolvendo estudantes de graduação, profissionais dos serviços, gestores e docentes em suas ações. 

Engajamento

Em setembro, a Abeno participou do 4° Seminário Nacional sobre Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde – Experiências, Avanços e Desafios, realizado pelo Ministério da Saúde, em Brasília (DF). Durante o encontro, os participantes se dividiram em oito grupos e elaboraram aproximadamente 190 propostas, que foram apresentadas durante a plenária final. No trabalho foram discutidos temas como política de educação, formação em serviço, gestão, financiamento e participação social. 

A Abeno deu ainda a sua contribuição na plenária final que deliberou ainda sobre a criação de um grupo de trabalho abrigado no CNS, que deve apresentar até janeiro ao pleno do órgão as propostas consolidadas e que foram de consenso nos trabalhos durante o Seminário. Foi aprovada também moção de repúdio à aprovação na Câmara Federal do PLC 79/2011, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para administrar hospitais universitários federais. O texto foi encaminhado ao Senado Federal.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.