47ª Reunião da Abeno
Abeno seleciona 110% a mais de
trabalhos para apresentação de pôsteres

Inscrições a preços especiais para a 47ª Reunião da Abeno terminam nesta sexta-feira (20/7). Depois deste prazo, continuam abertas até o evento com valores normais. Evento acontece de 22 a 25 de agosto, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). Veja também nesta edição o destaque da programação Formação Docente e Atuais Tendências Pedagógicas, apresentado pelo prof. Mário Sérgio Cortella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
 

Com 184 trabalhos aprovados para a apresentação de pôsteres, as inscrições para a 47ª Reunião da Abeno continuam com preços especiais até esta sexta-feira(20/7), e a preços normais até o evento. Veja mais informações no site da entidade: www.abeno.org.br.

A quantidade de trabalhos selecionados foi 110% superior à da última edição do evento, que teve 87 pôsteres. Para a 47ª Reunião, vieram trabalhos de universidades públicas e privadas localizadas nos Estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Pará, Paraíba e do Distrito Federal, entre outros. A lista completa dos autores pode ser conferida em
http://reuniaoanual.abeno.org.br/47reuniao/index.php?area=aprovados.


Provocações na programação
Entre os destaques da programação desta edição está o tema Formação Docente e Atuais Tendências Pedagógicas, apresentado pelo prof. Mário Sérgio Cortella (foto), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e com coordenação do prof. José Ranali, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para Cortella, que promete uma apresentação provocativa, a discussão sobre a formação odontológica precisa contemplar a urgência dos tempos atuais. “Trata-se da velocidade da mudança dos saberes e modos de produção das coisas. Quem não se abrir para acompanhar essas mudanças está arriscando em demasia sua estabilidade. Em alguns setores, ser ultrapassado já não é mais apenas ‘ficar para trás’; hoje, pode significar ser jogado para ‘fora da estrada’”, alerta.

O conferencista, doutor em Educação, enfatiza que “a educação precisa ser contínua, isto é, é necessário que tenha perenidade e não se esgote em um momento episódico e passageiro”. Em sua apresentação na 47ª Reunião da Abeno, Cortella vai provocar reflexões acerca do atual estado da formação odontológica e de seu caráter participativo. “A educação é vigorosa quando dá sentido grupal às ações individuais, isto é, quando se coloca a serviço das finalidades e intenções de um grupo ou uma sociedade. Uma educação que sirva apenas ao âmbito individual perde impulso na estruturação da vida coletiva, pois, afinal de contas, ser humano é ser junto, e aquilo que aprendemos e ensinamos tem de ter como meta principal tornar a comunidade na qual vivemos mais apta e fortalecida”.

A conferência será apresentada na tarde do segundo dia de evento, 23 de agosto, seguida de discussão em plenária.
 

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista.

 

Edita Comunicação Integrada