Palavra da Diretoria

Prezados amigos da Abeno,

Retomamos nossos contatos para reiterar o compromisso com a gestão 2010-2014.

Inicialmente, é preciso informar que, após a eleição em 24 de julho do ano passado, somente a partir de 10 de setembro pôde ser iniciado o processo de transferência da gestão, período em que nos inteiramos de toda a situação da entidade para planejar nossas ações no sentido de fortalecê-la e continuarmos avançando em seu desenvolvimento.

Dessa forma, a Diretoria e o Conselho Fiscal se reuniram, em setembro e outubro últimos, para tratar de assuntos pertinentes à transição.

Nesse momento, entendemos que é primordial para a Abeno que todos que ajudaram a construí-la – e que se comprometeram com a manutenção de sua liderança política – tenham conhecimento dos desafios a serem superados, e que se retomem as discussões para o direcionamento de prioridades de gestão, a exemplo do que aconteceu em nossa reunião paralela, no dia 30 de janeiro, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp).

Agradecemos mais uma vez o empenho de todos e a união por uma Abeno atuante.

Um forte abraço,

Maria Celeste Morita - Presidente
Adair Busato - Vice-presidente

Prioridades definidas

Durante a reunião da Abeno no Ciosp, no último dia 30 de janeiro, foram definidas as prioridades da entidade para o período 2011-2014. Confira:

01 - Garantir a periodicidade da Revista
       da Abeno, visando o escoamento da
       produção de conhecimento na área e
       a habilitação em outras bases de
       indexação;

02 - Retorno do boletim eletrônico on-line
       Abeno News;

03 - Representação da Abeno nas
       comissões nacionais que envolvam o
       ensino odontológico;

04 - Retorno das reuniões periódicas da
       Diretoria e das Comissões;

05 - Rediscutir as Abenos regionais ;

06 - Maior presença da Abeno nas
      instituições de ensino superior (IES),
      com projetos especiais visando a
      melhoria do ensino;

07 - Disponibilizar apoio pedagógico ao
      docente;

08 - Envolvimento da Abeno com projetos
      internacionais, buscando maior
      integração;

09 - Estabelecimento de parcerias com
      entidades públicas e privadas, visando a
      sustentabilidade de suas ações;

10 - Recuperação do cadastro da Abeno;

11 - Ampliação da participação para toda a
      comunidade envolvida com ensino
      odontológico;

12 - Revisão do Regimento e do Estatuto da
       Abeno

 

A

G

E

N

D

A

46ª Reunião da Abeno acontece
de 10 a 13 de julho, em Florianópolis (SC)

O tema será A Formação Odontológica e o Mundo do Trabalho. Participe! Contate a secretaria da Abeno para mais informações: (43) 3026.2900 ou abeno@abeno.org.br.


A C O N T E C E U

Abeno participa de nova reunião de Câmaras Técnicas sobre residência multiprofissional

No último dia 8 de dezembro, em Brasília (DF), foi realizada a 2ª Reunião das Câmaras Técnicas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Os objetivos do encontro, que contou com a participação da Abeno, foram apresentar e validar as ementas de cada Câmara Técnica, elaborar parecer de programas avaliados por elas, identificar potencialidades e fragilidades do processo de avaliação e fazer uma análise inicial das especialidades a serem reconhecidas pelas profissões para os programas de residência multiprofissional em saúde e em área profissional.

As atividades foram iniciadas por Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, que  ressaltou a importância da realização do evento para o avanço da construção dos processos de supervisão e regulação e na definição de diretrizes para as residências multiprofissionais em saúde. Em seguida, aconteceram apresentações sobre o panorama dos trabalhos da CNRMS e o cadastramento dos programas, a proposta de ementa das áreas temáticas e o módulo de avaliação do Sistema de Informações da Comissão Nacional de

 Residência Multiprofissional em Saúde, o SisCNRMS. Também foram realizadas reuniões das Câmaras Técnicas para conclusão das ementas e aproximação e capacitação dos membros sobre o processo avaliativo dos programas no sistema, através do qual serão acompanhadas as avaliações dos programas.

No dia 13 de dezembro, a secretaria da CNRMS encaminhou instrutivo para o cadastro dos membros das Câmaras Técnicas no SisCNRMS, para que possam elaborar os pareceres dos programas avaliados e ter
acesso à documentação pertinente.

RECADASTRAMENTO   RECADASTRAMENTO   RECADASTRAMENTO

ATENÇÃO: A Abeno vai iniciar em 2011 o recadastramento de seus sócios.
Solicitamos a todos que atualizem seus dados cadastrais.
CLIQUE AQUI

 

Contate a Abeno:  abeno@abeno.org.br