Abeno e Inep promovem curso inédito para avaliadores de cursos de Odontologia

Léo Kriger, da Abeno, apresenta a parceria entre a entidade e o Inep aos avaliadores participantes do curso

Iniciativa reuniu avaliadores de todas as regiões do País com o objetivo de ampliar sua formação nos itens específicos de Odontologia, promovendo a qualidade do processo e a convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais

No início do mês, nos dias 3 e 4 de abril, em Brasília (DF), a Abeno e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) promoveram conjuntamente, pela primeira vez na história da avaliação dos cursos de graduação do Brasil, o Curso de Formação Continuada para os Avaliadores de Odontologia do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes-BASis). A iniciativa inédita ofereceu a avaliadores de todas as regiões do País uma série de apresentações sobre aspectos diversos do processo de avaliação, seguidas de atividades em grupo para a formulação coletiva de um documento orientador das comissões de avaliação in loco.

Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep

O ciclo de palestras foi aberto pelo presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, que destacou a importância da parceria para o futuro da graduação odontológica. “Para realizar o que é nossa função do Inep, nossos objetivos, o Inep precisa estar sempre em sintonia com a academia, as associações, a inteligência brasileira nas mais diferentes áreas. A Abeno nos traz isso, a competência das lideranças que entendem as especificidades da graduação e que nos ajudam a ter instrumentos cada vez mais eficazes para avaliarmos os cursos, termos uma visão clara do estudante, do corpo docente e das instituições. A Abeno é reconhecida pela sua competência e pela disponibilidade de atuar pela melhoria do ensino brasileiro.”

Em seguida foi ministrada a palestra Avaliação como Ação Indutora do Desenvolvimento da Educação Superior e o Compromisso do Avaliador, por Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep. "O processo de avaliação precisa demonstrar para as instituições e os cursos caminhos para que a formação melhore, e é fundamental a presença da Abeno nesse contexto, uma instituição que vem trilhando esse caminho de cooperação em nome da melhoria do ensino odontológico", declarou Claudia.

O primeiro dia do curso contou ainda com as palestras A Abeno e a Promoção da Qualidade do Ensino de Odontologia Brasileiro, por Léo Kriger, professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); e Diretrizes Curriculares Nacionais e a Relação entre a Saúde e a Educação, por Ana Estela Haddad, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).
 

As palestras foram ministradas por representantes da Abeno e do Inep. Da esq. para a dir.: Ana Estela Haddad, Antônio César Perri, Suzana Schwerz Funghetto e Claudia Maffini Griboski

As atividades do dia seguinte foram abertas pela palestra Dimensões do Instrumento de Avaliação – Olhares e Perspectivas, por Suzana Schwerz Funghetto, coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do Inep, seguida das apresentações A Dimensão Pedagógica dos Cursos de Graduação em Odontologia, por Antônio César Perri de Carvalho, da Abeno, e A Formação do Cirurgião-dentista para a Realidade Brasileira, por Léo Kriger. Em grupo, os avaliadores discutiram estudos de caso nas dimensões pedagógica e de infraestrutura, como estágio supervisionado e as relações com o SUS. Ao final, foram retomados pontos importantes dos casos discutidos, e os presentes receberam orientações para a utilização da plataforma Moodle.

Com a palavra, os avaliadores

A iniciativa conjunta da Abeno e do Inep foi recebida com entusiasmo pelos avaliadores que participaram do curso em Brasília. Confira, abaixo, alguns depoimentos.

Foi um momento de muita troca de experiência e de aprendizado. Ganhamos importantes referenciais para que nossos cursos sejam cada vez melhores, refletindo na formação do cirurgião-dentista e no bem-estar da população.” - Alessandro Lisboa, do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), de Ponta Grossa (PR)

As dúvidas e os questionamentos de alguns são, muitas vezes, contempladas pela realidade de outros avaliadores, e poder contar com a contribuição da Abeno e do Inep na discussão dessas questões nos deixa mais seguros para as próximas avaliações”. - Luciana Ramalho, da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Este curso é ainda mais relevante por tratar não só do processo de avaliação, mas também da formação do avaliador, do indivíduo. Parabéns à Abeno e ao Inep pela iniciativa.” - Cleverton Roberto de Andrade, da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (Foar-Unesp)

Momento fundamental para a troca de experiências diante da diversidade de um país tão grande e plural quanto o Brasil. Saímos mais amadurecidos do curso, com as energias renovadas para o importante papel que desempenhamos na avaliação dos cursos para a melhoria da formação odontológica.” - Hilda Souza, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Abeno e Artes Médicas apresentam novo fascículo da coleção Odontologia Essencial

Já está disponível no mercado o título Microbiologia e Imunologia Geral e Odontológica. Clique para ler as primeiras páginas on-line!

Pela primeira vez no mercado de livros didáticos para graduação em Odontologia o conteúdo de todo um curso é compilado em apenas uma coleção, com informações atualizadas, linguagem simplificada para estudantes e preços acessíveis. A iniciativa, parceria da Abeno com a Editora Artes Médicas, é resultado de dois anos de extensa pesquisa, envolvendo pesquisadores renomados da área. A coleção chega ao mercado com informações atualizadas, linguagem acessível e preço abaixo da média. Leia mais!

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br