Como são formados aqueles que
formam
o cirurgião-dentista
brasileiro?
A condição do professor e os conhecimentos do profissional que se dedica à formação odontológica brasileira têm lugar de destaque na 48ª Reunião Anual da Abeno, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro
Existem muitos desafios na prática de ensinar e aprender, que, cada vez mais, requer saberes próprios frente às demandas contemporâneas da sociedade. Os conhecimentos do docente expressam a condição profissional do professor e compromissos e habilidades que ele precisa mobilizar para exercer sua profissão. Diante disso, a 48ª Reunião da Abeno, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Windsor Guanabara Hotel, no Rio de Janeiro (RJ), reserva espaço privilegiado em sua programação para a discussão do tema Formação e Saberes.
A reunião será realizada no primeiro dia do evento, das 17h30 às 19h, com os professores Maria Isabel da Cunha, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Mario Uriarte Neto, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e Elaine Bauer Veeck, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Será enfocada a relação dos saberes docentes no campo da pedagogia universitária, levando em conta o contexto da educação superior brasileira que, de acordo com Maria Isabel da Cunha, “vive um momento de democratização de acesso aos bancos universitários, alterando os perfis tradicionais dos estudantes que, anteriormente, estavam selecionados pela lógica da meritocracia”. Para a professora, essa condição exige muito mais dos docentes e das instituições, que precisam acionar novas formas de ensinar e aprender. “Os saberes docentes são complexos, pois exigem inter-relações de conhecimentos de diferentes naturezas, tais como o conhecimento do campo científico a ser ensinado, conhecimento das ciências pedagógicas, do contexto social e das condições socioculturais dos estudantes”, explica.
Ensino
da
odontologia
No contexto da Odontologia, a professora acredita que o ensino no Brasil é, em geral, reconhecido por sua qualidade, mas que enfrenta o desafio de chegar à saúde pública com a mesma competência com a qual capitaliza os avanços nas especialidades odontológicas. “Essa é uma demanda que corre a par e passo com as políticas públicas. Não pode, entretanto, deixar de responsabilizar a formação.” Entre os desafios a serem superados estariam a busca por um ensino superior democratizado, protagonizar o sucesso na aprendizagem dos estudantes, equilibrar produtividade científica e dedicação ao ensino e aliar a relação pessoal com os meios tecnológicos. “No caso da Odontologia, creio que a relação teoria-prática se estabelece com forte exigência para os professores”, complementa.
Para a
profa.
Maria
Isabel
Cunha,
as
entidades
de
ensino
precisam
liderar
discussões
e
propostas
que
aliem os
campos
epistemológicos
envolvidos
no
ensino
da
Odontologia
e as
formas
de
ensinar
a
profissão.
“As
associações
devem
ainda
alavancar
a
pesquisa
sobre o
ensino
na área,
nem
sempre
prestigiado
no
ambiente
das
faculdades
e dos
programas
de
pós-graduação,
aproveitar
políticas
como o
Pró-Saúde
para ser
construída
uma base
de
experiências,
favorecer
trabalhos
coletivos,
em
redes,
pois
esta é a
alternativa
que pode
ter
maior
impacto.
A Abeno
é uma
verdadeira
protagonista
desse
processo.”
Estudantes
e
professores
vão ao
Rio
A
exemplo
da
edição
passada,
a Abeno
realiza
na 48ª
Reunião
encontro
com
estudantes
de
graduação,
com o
objetivo
de
aprimorar
a
comunicação
da
entidade
com os
futuros
cirurgiões-dentistas
e
contribuir
com a
atividade
estudantil.
Neste
ano a
reunião
paralela
dos
estudantes
acontece
no dia
21 e
será
coordenada
pela
presidente
da
Abeno,
profa.
Maria
Celeste
Morita,
da UEL,
pelo
vice-presidente,
prof.
Adair
Busato,
da
Universidade
Luterana
do
Brasil
(Ulbra),
e pelo
prof.
Cláudio
José
Amante,
da
Universidade
Federal
de Santa
Catarina
(UFSC).
Com o
tema
geral
Ser
Professor,
a 48ª
Reunião
também
terá
discussões
sobre
Teleodontologia,
com
coordenação
dos
professores
João
Humberto
Antoniazzi
e Ana
Estela
Haddad,
da
Universidade
de São
Paulo
(USP), e
oficina
de
elaboração
de itens
para o
Exame
Nacional
de
Desempenho
de
Estudantes
(Enade),
com o
prof.
Mauro
Luiz
Rabelo,
da
Universidade
de
Brasília
(UnB).
A
programação
completa
está
disponível
no site
http://reuniaoanual.abeno.org.br/48reuniao/. |