Odontologia para todos

A clínica odontológica da graduação e o trabalho do cirurgião-dentista na atenção básica do SUS estão na pauta da 48ª Reunião Anual da Abeno, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro, com a participação de professores, estudantes, profissionais e gestores da odontologia brasileira

É na clínica odontológica das instituições de ensino superior e na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) que a saúde bucal de muitos brasileiros recebe seus primeiros cuidados. A formação e a atuação do cirurgião-dentista nesses espaços, com toda a sua pluralidade de fatores, terão destaque na programação da 48ª Reunião da Abeno, evento promovido pela entidade para discutir com a comunidade odontológica nacional o desenvolvimento do ensino e da formação profissional na área.

O número de profissionais de Odontologia trabalhando no SUS é cada vez maior – de acordo com o Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-dentista Brasileiro, 27% prestam atendimento em serviços públicos. Desse total, um terço tem menos de 30 anos, recém-saído das faculdades. Muitos encontraram no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) – instituído em 2011 pelos ministérios da Saúde e da Educação – um caminho para atuar em áreas de difícil acesso, com déficit de profissionais de saúde ou de populações de maior vulnerabilidade.

Na 48ª Reunião da Abeno, a professora e pesquisadora Maria Inês Senna, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Celso Zilbovicius, coordenador de tutoria do Projeto Unasus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), irão discutir a experiência do programa na perspectiva do gestor público federal, de representantes dos gestores municipais de saúde e dos cirurgiões-dentistas participantes, já que o Provab articula temáticas relevantes como a formação em graduação em odontologia, o mercado de trabalho em saúde, a organização dos serviços de saúde bucal no SUS e a política de educação permanente dos trabalhadores de saúde com o grau de desenvolvimento de determinadas regiões brasileiras. A intenção é identificar estratégias e possibilidades para favorecer a atração e fixação de cirurgiões-dentistas para a atuação primária à saúde. A discussão acontece dia 21, das 11h às 12h30.

Os estudantes e a população

Primeiro espaço onde os futuros cirurgiões-dentistas lidam com a realidade da saúde bucal do Brasil, as clínicas odontológicas das instituições também terão lugar privilegiado na 48ª Reunião da Abeno. Gilberto Pucca Júnior, coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lino João da Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Cláudio José Amante, da Universidade Federal de Santa Catatina (UFSC), vão debater a troca de experiências relacionadas a demandas desse espaço de ensino-aprendizagem e as possibilidades viáveis para o seu enfrentamento. A reunião acontece dia 22, das 13h30 às 15h30.

Na ocasião, serão tratadas questões inerentes às atividades clínicas indicadas para a graduação, referência e contrarreferência dos usuários, integralidade da atenção, instrumentais odontológicos requeridos e, desses, quais são essenciais. Outro aspecto que será discutido é a situação dos estudantes de Odontologia cotistas frente aos altos custos requeridos para a graduação em Odontologia.

Participe!

Com o tema geral Ser Professor, a 48ª Reunião também terá discussões sobre Teleodontologia, com coordenação dos professores João Humberto Antoniazzi e Ana Estela Haddad, da Universidade de São Paulo (USP), e oficina de elaboração de itens para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com o prof. Mauro Luiz Rabelo, da Universidade de Brasília (UnB), entre outras atividades. A programação completa está disponível no site do evento.

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br