Resumos dos 169 trabalhos apresentados durante a 48ª Reunião Anual da Abeno, de 21 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ), estão disponíveis para consulta nos Anais do evento, publicados na última edição da Revista da Abeno (clique aqui ou na capa para ler on-line). Com a realização de 20 atividades científicas e participação de mais de 400 professores, estudantes, gestores de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o País, a 48ª Reunião colocou em debate temas como o processo saúde doença, teleodontologia, projetos Pro e Pet Saúde, estagiários supervisionados e matriz curricular, todos em torno do tema central Ser Professor.

Para a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita, a publicação dos resumos tem significado especial por “expressar resultados concretos da atuação plena dos professores de Odontologia do Brasil, refletidas na programação da 48ª Reunião”. As discussões do evento tiveram como escopo os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e os processos de transformação pelos quais o ensino odontológico vem passando – dos quais a Abeno participa ativamente. “Para nós, os Anais da 48ª Reunião Anual da Abeno também expressam resultados das várias frentes de trabalhos coletivos que a entidade tem desenvolvido, em especial, do projeto de formação de redes de trabalho e cooperação relacionadas a políticas públicas nacionais que contemplam o ensino odontológico.”

A 48ª Reunião Anual da Abeno foi coordenada pelo prof. Cresus Vinicius Depes de Gouvêa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a assessoria do prof. Amauri Favieri Ribeiro, também da UFF, e do prof. Armando Hayassy, das Faculdades São José (FSJ). A abertura do evento (foto) teve a presença de autoridades do poder público, do ensino e de entidades de classe - entre elas, o reitor da UFF, Roberto de Souza Salles; o reitor da FSJ, Antônio José Zaib; o presidente da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Emanuel Dias de Oliveira e Silva; o presidente da Seção Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RJ), representando também a ABO Nacional; o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), Luiz Alberto Plácido Penna; o vice-presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Luciano Elói Santos; e o presidente do Centro Acadêmico da Odontologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), João Carlos Bordin.


Docência no ensino superior

A exposição dos 169 trabalhos integraram uma programação repleta de discussões e encaminhamentos para ação. Já no primeiro dia, a conferência de abertura, apresentada por Alberto Consolaro, da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), coordenada por Antônio César Perri de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com relatoria de Ana Isabel Fonseca Scavuzzi, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), envolveu os participantes em reflexões e provocações sobre a prática da docência. “Ser professor é ajudar as pessoas, somar, orientar e participar do crescimento do outro, ver o outro se construindo e contribuir com esse desenvolvimento. Encaro a prática docente como a melhor forma de se comunicar com o mundo”, definiu. Em sua participação, Consolaro contestou o modelo tradicional de ensino e propôs novas referências para a formação profissional, “mais coerentes com o mundo em que nossos alunos vivem, que é on-line, interativo, multidisciplinar”.

Clique nas fotos para acessar a galeria completa

Em seguida, foi a vez de Maria Isabel da Cunha, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), oferecer o contraponto pedagógico ao tema Ser Professor, com a palestra Formação e Saberes para a Docência. A apresentação teve coordenação de Mário Uriarte Neto, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC), e relatoria de Lucimar Britto Codato, da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR).

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – 2012 também foi tema de palestra, com Anderson Sales Dias, membro da Coordenação Nacional do Programa da Valorização do Profissional da Atenção Básica. A apresentação foi coordenada por Maria Inês Senna, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com relatoria de Celso Zilbovicius, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Clique nas fotos para acessar a galeria completa

Os estudantes tiveram participação importante nas atividades e também contaram com programação exclusiva, em reunião com a presidente da Abeno e o vice-presidente da entidade, Adair Busato, da Ulbra. Alunos apresentaram trabalhos selecionados de cinco IESs sobre o tema Contribuição dos Projetos Pró e Pet Saúde na Formação em Odontologia. Na ocasião, foram discutidos o apoio da Abeno e da Colgate, representada por Patrícia Bella Costa, diretora de Relações Profissionais da empresa, a atividades estudantis. A reunião foi organizada por Mariana Gabriel e Sonia Gomes de Lemos, da UEL, e teve como relator Cláudio José Amante, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Docência, gestão e serviço

O segundo dia de programação teve como eixo o tripé Docência, Gestão e Serviço. O convidado internacional do evento, Mariano Sanz Alonso, da Universidad Complutense de Madrid, ministrou a palestra Docente, Educador e Gestor, com coordenação de José Ranali, presidente da Comissão de Ensino da Abeno e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), e relatoria de José Thadeu Pinheiro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também foi apresentada a palestra Ensino nas Redes de Atenção, por Daniele Lopes Leal, diretora de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, com coordenação de Ana Estela Haddad, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), e relatoria de Celso Zilbovicius (Unifesp).

Clique nas fotos para acessar a galeria completa

A programação do dia 22 foi encerrada com a Oficina de Elaboração de Itens para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ministrada por Mauro Luiz Rabelo, da Universidade de Brasília (UnB-DF), com coordenação de Ana Isabel Fonseca Scavuzzi (UEFS) e relatoria de Maria Ercília de Araújo (FO-USP).

Docência, Avaliação e Extensão

O último dia de atividades da 48ª Reunião foi além e teve como eixo Docência, Avaliação e Extensão. Professores, gestores e estudantes participaram do Seminário Ensinando e Aprendendo, coordenado por Elisa Emi Tanaka Carloto, da UEL, com relatoria de Mário Uriarte Neto (Univali-SC). Ao longo do dia também foram realizadas as palestras Estágio Supervisionado, ministrada por Maria Ercília de Araújo (FO-USP), coordenada por Luiz Roberto Augusto Noro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com relatoria de Armando Hayassy (FSJ-RJ); Extensão Acadêmica, ministrada por Armando Cypriano Pires (UFF-RJ), coordenada por José Thadeu Pinheiro (UFPE) com relatoria de Lino João da Costa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e O Ensino da Cariologia no Brasil: Desafios e Perspectivas, ministrada por Fábio Correia Sampaio (UFPB).

Clique nas fotos para acessar a galeria completa

A última tarde da 48ª Reunião foi dedicada ao Enade 2013, com apresentações de Ana Maria Góes, representando a diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Maria Celeste Morita, presidente da Abeno; e José Ranali, presidente da Comissão de Ensino da entidade. A programação teve coordenação de Léo Kriger (PUC-PR) e relatoria de Ana Isabel Fonseca Scavuzzi (UEFS-BA).

Reuniões paralelas

A 48ª Reunião Anual da Abeno promoveu uma série de reuniões paralelas sobre as diversas frentes de atuação da entidade.

Clique nas fotos para acessar a galeria completa

A Reunião do PET e Pró-Saúde teve coordenação de Lucimar Aparecida Britto Codato (UEL-PR) e Raquel Sano Suga Terada, da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), com relatoria de Elaine Quedas de Assis, da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). A Reunião das Residências Multiprofissionais foi coordenada por José Galba de Meneses Gomes, da Universidade de Fortaleza (Unifor-CE), com relatoria de Mitsue Fujimaki Hayacibara (UEM-PR). A Reunião de Teleodontologia foi coordenada por Ana Estela Haddad (FO-USP) e João Humberto Antoniazzi (FO-USP), com relatoria de Mary Caroline Skelton Macedo, todos da FO-USP, pioneira na área. A Reunião dos Coordenadores de Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu teve palestra de Carlos José Soares, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), com coordenação de Vania Regina Camargo Fontanella, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Ulbra-RS, e Isabela Pordeus (UFMG), representante da área na CAPES. A relatoria foi de Amauri Favieri Ribeiro (UFF-RJ). A Reunião dos Gestores de Clínicas Odontológicas nas Instituições teve palestra de Gilberto Alfredo Pucca Júnior, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, com coordenação de Lino João da Costa (UFPB) e relatoria de Cláudio José Amante (UFSC).

Veja fotos de todas as atividades na galeria on-line da 48ª Reunião Anual da Abeno.

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico foi fundada em 1956 e congrega representantes das instituições de ensino odontológico no Brasil. Consolidou-se como espaço privilegiado de debate de políticas no setor, permitindo o encontro de lideranças, formuladores de políticas, diretores de faculdades, coordenadores de curso, professores e alunos de graduação e pós-graduação preocupados com a educação do cirurgião-dentista. www.abeno.org.br