A Geração Y na Odontologia

 

 

   
Eles são 25% dos cirurgiões-dentistas brasileiros – e vem mais por aí. O futuro da profissão está nas mãos dos jovens que cresceram habituados a conciliar múltiplas tarefas, unem lazer e trabalho e são ligados quase que intuitivamente à tecnologia e às novas mídias. Tema é um dos destaques da 46ª Reunião Anual da Abeno, que acontece de 10 a 13 de agosto, em Florianópolis (SC)e é precedida pela I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde da Área de Odontologia.  Estudantes, professores e pesquisadores de todo o País podem participar

 

O mundo contemporâneo passa por transformações incríveis. Em todos os níveis e em todas as instituições, notadamente os jovens que estão estudando nas universidades têm diferentes posturas, outras ideias e ideais diversos. Discute-se a necessidade de a universidade se preparar para atender esse público proporcionando uma  formação consistente, especialmente para os que se formam para serem futuros professores. Diante disso, a 46ª Reunião da Abeno vai oferecer aos seus participantes a oportunidade de discutir com o prof. Paulo Afonso Ronca, doutor em Psicologia Educacional e diretor do Instituto Esplan Editora e Serviços, quem são esses jovens, o que pensam, como agem e o que esperam da vida e do mercado de trabalho. “Os futuros professores de Odontologia necessitam se preparar para encontrar estudantes ávidos por aprender sobre as relações interpessoais, tanto em sala de aula quanto em seus futuros consultórios”, acredita Ronca.
Os filhos da nova Odontologia
Distraídos, folgados, superficiais, impacientes, mas também antenados, interessados em construir um mundo melhor, engajados, democráticos. Esses são apenas alguns dos diversos e controversos adjetivos relacionados aos jovens que representam a chamada Geração Y, e que estão provocando mudanças no modo de construir o mundo. Essa geração, que inclui os nascidos entre 1978 e 1990, foi concebida na era digital, mais democrática e que representa uma ruptura da família tradicional, e estão cada vez mais focados na vida profissional. Eles são 25% dos cirurgiões-dentistas do Brasil: mais de 50 mil destes profissionais têm menos de 30 anos, segundo dados da pesquisa Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-dentista Brasileiro.
A vida profissional dessa geração é bem diferente da anterior: como os pais sempre fomentaram a sua
autoestima, os jovens dessa faixa etária estão habituados a conseguir o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. De acordo com pesquisa feita com 200 jovens de São Paulo pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP), 99% só se mantêm envolvidos em atividades das quais gostam, e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoal. Eles estão apostando em várias áreas e conquistando seu espaço. Na Odontologia não é diferente. A evolução do número de cursos de graduação no período de 1992 a 2008, a maior oferta de trabalho, tanto no serviço público como no privado, e a melhor remuneração foram alguns fatores que aproximaram a Geração Y do mercado odontológico.
Mas essa geração enfrenta desafios importantes ao chegar ao mercado, como a lacuna que ainda existe em sua formação no que diz respeito à gestão da carreira. Mesmo para eles, os desafios são grandes até o sucesso profissional. A maioria ainda não recebe orientações específicas na graduação sobre como gerir um negócio. Esse e outros aspectos da formação odontológica e do mercado da área serão abordados não só pela palestra do prof. Paulo Afonso Ronca, mas em toda a programação, cujo tema é A Odontologia e o Mundo do Trabalho. De acordo com o coordenador da 46ª Reunião da Abeno, prof. Cleo Nunes de Sousa, o tema desta reunião “traz a preocupação da entidade em manter o ensino odontológico ligado a assuntos que envolvem a formação dos novos profissionais da Odontologia”.
A programação, elaborada pela Comissão de Ensino, selecionou assuntos atuais e de grande interesse da classe, com palestrantes de reconhecida competência. Entre os temas que serão abordados estão Avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade; Processo de Acreditação de Cursos de Odontologia no Mercosul; Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação: Nova Área da Odontologia Aplicada ao Ensino; Formação Profissional para Gestão: na Academia, na Política e na Administração; Trabalho no Serviço Público e Formação Odontológica; Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde e Pet Saúde; Mercado de Trabalho e
m Odontologia – Avaliação Externa; Residência Multiprofissional e Inserção do Cirurgião-Dentista; Formação para o Ensino na Saúde: Órgão de Fomento e a Formação Docente. Também haverá apresentações virtuais de pôsteres.

Eventos paralelos
Ao longo do evento, serão realizadas reuniões da Comissão de Ensino, do Conselho Fiscal e da Diretoria da Abeno. Em paralelo, acontecem o Encontro de Professores de Odontologia do Mercosul, sob a coordenação de Lino João da Costa, e a Reunião de Coordenadores de Residência em Odontologia, sob coordenação de Daniel Rey de Carvalho e José Galba Gomes.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Abeno realiza, ainda, I Mostra de Experiências Exitosas dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde da Área de Odontologia. As atividades dessa programação especial serão concentradas nos dois primeiros dias do evento e fazem parte do incentivo da Abeno ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A Mostra aceita inscrições de artigos científicos, resumos expandidos e vídeos relacionados a experiências positivas vivenciadas pelos projetos. Uma comissão docente assessora vai avaliar os trabalhos enviados e os autores selecionados serão reconhecidos. Além disso, os artigos científicos e os resumos expandidos que receberem parecer favorável serão publicados em um número temático especial da Revista da Abeno.
Orientações sobre envio de trabalhos para a Mostra e inscrição na 46ª Reunião da Abeno podem ser obtidas no site do evento (www.prixeventos.com.br/eventos/reuniaoabeno), no qual também está disponível a programação científica. Os eventos acontecem no Majestic Palace Hotel (Av.
Beira Mar Norte, 2746), na área central de Florianópolis, ao lado do Shopping Beira Mar e próximo a outros hotéis.

 

Mais informações:
www.abeno.org.br
(43) 3026.2900
(51) 3249.6164

 

46ª REUNIÃO DA ABENO
Conheça a programação e vá a Florianópolis!
Clique para mais informações.