ASSOCIADOS INDIVIDUAIS INSTITUIÇÕES

 


 

08/03/2013

Série de livros da Abeno para estudantes de odontologia inova mercado e promete revolucionar o aprendizado

Pela primeira vez no mercado de livros didáticos para graduação o conteúdo de todo um curso é compilado em apenas uma coleção, com informações atualizadas, linguagem simplificada para estudantes e preços acessíveis

Com mais de 240 mil cirurgiões-dentistas em atividade, a odontologia brasileira é uma das mais fortes de todo o mundo. Nos últimos anos, dinâmica da formação na área tem se alterado com a implementação de novas diretrizes curriculares pelas instituições de ensino superior. Nesse cenário, uma proposta inovadora de livros didáticos é oferecida a estudantes e professores de odontologia, iniciativa da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) em parceria com a editora Artes Médicas: após dois anos de extensa pesquisa, envolvendo pesquisadores renomados da área, todo o conteúdo da graduação foi compilado numa única coleção, com informações atualizadas, linguagem acessível e preço abaixo da média. 

Trata-se da série Abeno/Odontologia Essencial, que chega ao mercado com 31 títulos diferentes e a promessa de renovar a literatura dos cursos de odontologia. “Estava na hora de o mercado receber uma coleção de livros capaz de suprir as necessidades do aluno na graduação tanto na parte pedagógica quanto didática, e de forma completa e atualizada”, comemora a presidente da Abeno, Maria Celeste Morita. “Os estudantes brasileiros precisavam de livros atuais, bem produzidos e com preços acessíveis”, completa o diretor editorial da Artes Médicas, Milton Hecht. O lançamento representa o esforço coletivo de produção de um material de apoio à formação do profissional em odontologia, atrelado às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao conhecimento científico atual. Para o coordenador da Série Abeno, Léo Kriger, mestre em Odontologia Social, “este lançamento chega em um momento crucial do ensino odontológico brasileiro, devendo constituir-se em um alicerce para a construção das novas bases do conhecimento”. 

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica odontológica. Para Eduardo Dias de Andrade, professor titular de Farmacologia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp), a Série Abeno “preenche a lacuna fundamental de oferecer material didático de qualidade para a complementação do processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação das atuais 197 faculdades de odontologia do Brasil”. 

Organizados por profissionais de renome nacional, os 31 títulos estão divididos em três categorias: Básica, Clínica e Temas Interdisciplinares. Os primeiros três volumes – Microbiologia e Imunologia Geral e Odontológica, Ergonomia e Biossegurança em Odontologia e Introdução à Ortodontia – foram lançados em janeiro, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), na capital paulista. Os demais títulos da série serão publicados ao longo de 2013. 

Para agregar valor aos textos dos autores, a Editora Artes Médicas teve o cuidado de submetê-los a uma etapa de processamento pedagógico, o que conferiu leveza e objetividade ao material e o tornou mais atraente e didático. No processamento recorreu-se à utilização de realces, destaques, iconografia, quadros, gráficos e imagens, a fim de favorecer o aprendizado e reforçar os principais pontos de cada conteúdo. Todo o conteúdo foi criteriosamente formulado ao longo de três anos. De acordo com Hecht, a expectativa é exportar a série para outros países – já foi demonstrado interesse em sua tradução por parte de editoras da Índia, Itália, Espanha e Taiwan.

Adquira os lançamentos da Série Abeno: www.grupoa.com.br

Professor, solicite atendimento: 0800 703 3444 | divulgacao@grupoa.com.br