Sai novo edital para o Programa

Saúde-PET/GraduaSUS 2016/2017

Estudantes da área da Saúde terão mais oportunidades para participar de atividades de integração ensino-serviço. O Ministério da Saúde lançou, no último dia 29 de setembro, novo edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), programa voltado para alunos de graduação. Este ano, o edital temático PET-Saúde/GraduaSUS incentiva mudanças nos cursos de ensino superior na área da saúde para a formação qualificada para o Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições das instituições vão até 30 de novembro de 2015.

O PET-Saúde é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária, e a participação social. Serão selecionados projetos com duração de 24 meses e execução prevista entre março de 2016 e fevereiro de 2018.

O edital prevê a concessão de bolsas para estudantes, profissionais de saúde preceptores, professores e coordenadores de projeto e de grupo PET-Saúde/GraduaSUS. Os projetos devem ser elaborados por meio do formulário FormSUS e devem ser propostos conjuntamente por secretarias municipais ou estaduais de saúde e Instituições de Ensino Superior (IESs).

Os projetos devem propor ações que buscam desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as instituições de ensino e articulação com projetos do Ministério da Saúde e da Educação ou outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade. As ações precisam envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes, usuários, gestores e profissionais da saúde.

Confira o cronograma

  • Início do prazo para apresentação das propostas – 1/10/2015

  • Prazo final para apresentação das propostas – 30/11/2015

  • Publicação dos resultados – 6/1/2016

  • Prazo para apresentação de recursos – Três dias úteis após a publicação dos resultados

  • Publicação do resultado final – 22/01/2016

Para mais informações acesse o link:

http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=2082