Na 51ª Reunião Abeno é lançada a
Rede de Teleodontologia do PR

 

 

Da direita para a esquerda:
Dr. Guilherme Graziani - Coordenador de Saúde Bucal do Paraná; Prof. Dr. Samuel Jorge Moyses  - Coordenador Local da 51ª Reunião Anual da ABENO; Profa Dra Maria Celeste Morita – Presidente da ABENO; Dr Juliano Gevaerd - superintendente da Atenção à Saúde do Paraná,  e Prof. Léo Kriger.

 

Durante o lançamento da Rede de Teleodontologia do PR, a profa. Celeste afirmou que a integração humana foi motivadora para o lançamento da Rede. Descreveu o relevante curso de capacitação sobre Teleodontologia realizado pela Abeno para representantes de 36 Instituições de Ensino Superior (IESs) brasileiras, uma da Colômbia e outra do México. Nele, como produto final, os participantes apresentaram um projeto para a implementação e/ou evolução da Teleodontologia em seus Estados.

Os representantes das IESs do Paraná (UFPR, PUC, UEL, UEM e UEPG) apresentaram projeto conjunto para implementação da Teleodontologia no PR. Assim, foi estabelecido trabalho associado e em rede, no qual foram definidos temas pertinentes e prioritários para auxiliar a promoção da qualidade de vida da população e as demandas atuais do Paraná. 

A profa. Maria Celeste Morita relata a sequência dos temas que serão abordados na Teleodontologia do PR: Ionômero de Vidro, que será apresentado pela profa. Renata Werneck, da PUC-PR; Câncer Bucal, ministrado pelo prof. Cassius Tadeu Scarpin, da UFPR, cuja apresentação acontecerá durante a semana nacional de prevenção de câncer bucal. O terceiro tema será sobre Humanização da Atenção e será proferida pela profa. Mitsue Fujimaki, da UEM, seguida por Diagnóstico Oclusal, ministrado pelas profas. Elisa Tanaka e Maria Luiza Kasai, da UEL. Finalizando este ciclo, O tema Saúde Bucal das Gestantes será ministrado pela profa. Márcia Baldani, da UEPG. 

“A Teleodontologia é algo muito maior e complexo do que um curso. Envolve comunicação e acompanhamento adequados, materiais de apoio e ações interprofissionais”, disse a presidente da Abeno ao ressaltar que a Teleodontologia no Paraná está em um momento de finalização do cronograma e das estratégias de ação.