2ª CONSULTA PÚBLICA PRESENCIAL 

Aprimoramento das DCNs

 

A Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO, dando prosseguimento aos debates sobre revisão, aprimoramento e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia, DCNs realizou o 2º encontro para consulta pública presencial, nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, no anfiteatro da Faculdade de Odontologia da USP- SP.

Foi um encontro notavelmente proveitoso e importante, estiveram presentes mais de 60 alunos, professores e coordenadores de cursos de graduação em odontologia, representantes de diversas Instituições de Ensino Superior, IES de vários estados do país.

A comissão de ensino da ABENO coordenou as atividades, utilizando uma metodologia de leitura e discussão participativa da minuta das DCNs proveniente da 2ª etapa da consulta pública não presencial. Esta consulta ficou disponível no site da ABENO, no período de 16 de agosto a 16 de setembro de 2016, o que possibilitou a compreensão da totalidade orgânica da educação no contexto da odontologia no Brasil, onde os participantes contribuíram e relataram suas angústias e anseios.

As DCNs visam proporcionar às IES, direcionamento para a implantação e a implementação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), contribuindo para o debate qualitativo do processo de ensino-aprendizagem, fornecendo pontos relevantes para propostas inovadoras, críticas e criativas, entretanto não devem se tornar um guia prático que forneça todas as respostas, já que o contexto histórico-sócio-político-econômico-cultural é o maior “guia” para a reconstrução dos PPC. 

Foi criado um grupo de trabalho entre os participantes que irá organizar as propostas debatidas e aprovadas. Ao término dessa etapa a comissão de ensino consolidará o documento final para encaminhamento ao Conselho Nacional de Educação, CNE.

Agradecemos a participação de todos, que de forma presencial e/ou não presencial, contribuíram para o aprimoramento e atualização das DCNs de Odontologia, reordenando os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação destes profissionais.