Bioéticas no ensino odontológico em
discussão na 52ª Reunião Abeno

A profa. Mirelle Finkler, coordenadora da Reunião dos Professores de Bioética, que aconteceu na 52ª- Reunião da Abeno, em Juiz de Fora (MG), abriu o encontro falando sobre o espaço da Bioética no contexto da formação acadêmica e mostrando a importância diferencial entre a Deontologia, a Ética na Pesquisa e a Bioética.  Foi proposta a discussão, dentro de um Grupo de Trabalho, de uma agenda de elaboração do conteúdo Bioética Voltada à Odontologia, para servir de norteador aos docentes que atuam nas disciplinas de Bioética.

Outro aspecto do debate surgiu com apresentação da pergunta: Quais as potencialidades da disciplina de Bioética? que motivou o grupo a discutir sobre a humanização, conhecimentos (saber conhecer), habilidades (saber fazer), atitudes (saber ser – saber conviver), competências além das técnicas, e formação profissional. O debate trouxe reflexões e vivências acadêmicas no desenvolver das atividades diárias.

Foi sugerido, ainda, que este encontro de Professores de Bioética deveria ter continuidade na próxima Reunião da Abeno (53ª Reunião da Associação Brasileiro de Ensino Odontológico) e, para tanto a profa. Mirelle Finkler se propõe a formular solicitação à Diretoria da Abeno sobre a viabilidade de uma conferência no próximo evento abordando a importância do ensino da Bioética na formação acadêmica dos futuros cirurgiões-dentistas.

Presente ao encontro, a profa. Maria Celeste Morita manifestou-se sobre a importância da Reunião de Professores de Bioética no contexto do ensino da Odontologia no Brasil, inclusive incentivando a continuidade desta atividade nas próximas reuniões da Abeno.

Além da coordenadora, a Reunião de Bioética teve como relator o prof. José Thadeu Pinheiro (UFPE) e as presenças de Sileno Corrêa Brum (USS), Leandro Marques de Resende (UFJF), Ceilson Neiva Campos (UFJF), Thais Mageste Duque (UFSC), Silvana Pasetto (UEA/Kroton), Otávio A. C. Fartes (UFJF/ABO-JF), Wantuil R. Araújo Filho  (UFF-NF), Vanessa R. do Nascimento (Unipar/PR),  Mário Vinicius Wedtron (UFSC) e Cristine Amaral (UVA).

 

 

29-08-2017