52ª Reunião Abeno: apresentação do
cenário da Residência Multiprofissional

Fernando Lopes Tavares de Lima, graduado em Odontologia na Universidade Federal de Minas Gerais e com mestrado em Saúde Pública (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca-Fiocruz), foi o responsável pela apresentação sobre Residências Multiprofissionais durante a 52ª- Reunião da Abeno, em Juiz de Fora (MG). A coordenação foi da profa. Daniela Lemos Carcereri.

Com atuação na área de educação em saúde, políticas públicas e residência em saúde, traçou o cenário atual das Residências Multiprofissionais, destacando a tutoria e preceptoria para a formação diferenciada e qualificada para o SUS.

O especialista abordou a residência em área profissional da saúde, destacando a Lei 11.129/2005, a Portaria do MEC 1.077/2009 e resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e despachos orientadores. Destacou a Portaria 1.007/09, que abrange as prioridades do SUS, trabalho em equipe, ensino em serviço e a educação permanente.

 Colocou questões para reflexão, como a residência enquanto equipe/especialidades profissionais e área de atuação no SUS, instituição proponente e articulação do ensino-serviço-comunicade e a política de residência no cenário de contenção. Acrescentou, ainda, como pontos de reflexão a residência como força de trabalho, como mercado de trabalho, e o papel do preceptor como supervisor de trabalho.